segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Hábitos saudáveis

Que privilégio nós temos de morar nesse lugar tão bonito não é mesmo?
Com o costume, a rotina e a correria do dia a dia a gente até deixa de reparar, mas pára por um instante e olha para a tua janela, tem árvores, ar fresco e o silêncio nos permite ouvir o canto dos passarinhos.
Isso se chama qualidade de vida e é uma porta aberta para termos hábitos de vida mais saudáveis:

* Te alimenta bem *
Inclui na tua dieta frutas, verduras e fibras como linhaça e aveia. Aprendi ali na cantina do Marista (eles servem almoço ao meio dia) a colocar uma colher de sopa de linhaça misturada no feijão com arroz, o gosto  é imperceptível e os benefícios da linhaça são diversos.
Não exagera na carne vermelha que é de difícil digestão, ela pode ser substituída pelas brancas ou por verduras e legumes.

* Deixa a preguiça de lado *
Aqui da Mogno até a padaria do condomínio são 30 minutos a passos firmes. Na volta tem a sacolinha com pão e leite? Então pega a van, 30 min de atividade aeróbica por dia já é beeeeeeem interessante!
Ok, ok, as atividade domésticas também contam!

* Bebe água *
A amiga água é fundamental para o nosso organismo, favorece o bom funcionamento do intestino, deixa a pele hidratada... Deve ser dividida ao longo do dia e as bebidas açucaradas não contam tá? Chimarrão tá valendo!

* Respira profundamente *
O sangue precisa de oxigênio. A respiração profunda amplia a clareza da mente. Faz isso calmamente durante alguns minutos do dia absorvendo ar puro. (Ah! Deu aquela respirada agora né?) E que tal aproveitar esse momento para meditar? Não é tão complicado: Te senta em silêncio e observa a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens do céu, ou seja,  não te prende a nenhum deles, apenas observa e deixa passar.

* Dorme bem *
Pouco sono causa danos a mente e ao corpo. Estudos sugerem que a falta de sono crônica  pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas acontece um desequilíbrio no metabolismo. (Dormir pouco engorda!!!)

* Te diverte! *
Ter amigos é muito saudável - uma boa conversa faz milagres pela nossa saúde! Ouça música, dance, vem no bazar no dia 20 (hehehe), mude a rotina de vez enquando. 
E dê mais risadas. O sorriso é uma terapia contra estresse e ansiedade.

* Seja mais otimista *
Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou diminuição da sua expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva melhora o bem estar e diminui o risco de doenças.
Lute para melhorar o que estiver ao seu alcance, mas ao mesmo tempo valorize as coisas positivas.
Ou seja, ao invés de ficar reclamando do que tu não tens, valoriza as coisas boas da tua vida. Presta atenção e certamente encontrarás muitas.

* Levanta essa auto estima *
Cuida da saúde e do corpo. Faça hidratação na pele, corpo e cabelo, vá na estética, pinte as unhas, compra uma roupa nova na EleGGance!  Não descuida do teu aspecto visual ainda que não estejas se sentindo bem. Sentir-se agradável com relação aos outros aumenta a produção de endorfina, hormônio responsável, em boa parte, pela sensação de bem estar.


Fonte: Beleza e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Volta sempre! :-)